Sign In

x
#

Saúde confirma o 1º caso de zika vírus em Botucatu

A Secretaria de Saúde de Botucatu informa que foi confirmado o primeiro caso positivo de zika vírus no Município. Trata-se de um caso importado. Uma mulher de 56 anos, moradora do Jardim Paraíso, foi infectada na cidade de Cáceres (MT), após viagem feita no fim do ano passado. De acordo com relatos da própria paciente infectada, os primeiros sintomas da doença surgiram antes mesmo do seu regresso a Botucatu, no início deste mês. Ela não precisou ser internada e se recuperou em menos de uma semana.

 

De acordo com a Vigilância Ambiental em Saúde (VAS), todas as medidas de investigação epidemiológica já foram tomadas como forma de rastrear possível proliferação da doença. Ainda assim, uma nova busca ativa será realizada no entorno do local onde reside esta primeira paciente de zika no Município. 

 

A zika é mais uma doença viral aguda, também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue. Apesar de ser mais branda que a dengue, há relatos de que o vírus zika esteja relacionado ao aumento de casos de microcefalia, em especial no Nordeste do País.

A Prefeitura pretende colocar em prática, no próximo mês de fevereiro, um novo programa voltado a ampliação de serviços de manutenção em bairros da cidade, incluindo um dia apenas para o recolhimento de materiais inservíveis nas residências que possam ser potenciais criadouros de mosquito. A equipe de agentes da Vigilância Ambiental em Saúde participará desta iniciativa conjunta, promovendo orientações, busca ativa e serviços de nebulização, diante da necessidade de cada bairro.

Repórter 103 27/01/2016 08:39 - Compartilhe no Facebook