Weather for the Following Location: Botucatu map, Brazil

Notícia

Egressa do IBB dirige laboratório de pesquisas nos EUA

Publicado em 13 de Março de 2024 07:33

Na sexta-feira, 8/3, o Instituto de Biociências da Unesp (IBB)  - Câmpus Botucatu recebeu a visita de uma ilustre egressa. A nutricionista e pesquisadora Michele Novaes Ravelli visitou o Centro de Isótopos Estáveis do IBB, onde obteve as titulações de mestre e doutora ao atuar na linha de pesquisa sobre a técnica da “água duplamente marcada”. Além de rever professores e colegas, ela ministrou a palestra “Obesity Research: The use of doubly labeled water method” (Pesquisa sobre Obesidade: O uso do método da água duplamente marcada). Ela foi recebida e acompanhada pelo professor Vladimir Eliodoro Costa.

 

ESTUDOS - A água duplamente marcada é uma forma de calorimetria indireta que mede precisa e acuradamente o gasto energético total de indivíduos fora de confinamento. Esse método já foi aplicado com diversas finalidades, como medir a demanda energética decorrente de doenças crônicas e da atividade física. Além disso, também foi usada em estudos sobre as consequências da desnutrição e a etiologia da obesidade, especialmente demonstrando as diferenças no gasto energético total de acordo com a massa corporal.

 

WISCONSIN - Michele atualmente é diretora do Laboratório de Espectrometria de Massa da Universidade de Wisconsin - Madison (EUA), uma oportunidade que se abriu em sua carreira profissional, segundo ela, graças à formação básica que ela teve no IBB durante sua pós-graduação. 

 

MESTRADO - A nutricionista teve seu primeiro contato com a Unesp em 2009, como aluna de aprimoramento profissional no Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Unesp (FMB) - Câmpus Botucatu. Em 2011, iniciou seu mestrado, quando passou a estudar o “Padrão alimentar de mulheres obesas que subnotificam ou não a ingestão energética”. 

 

AGUAR MARCADA - Foi quando ela começou a trabalhar com a metodologia da “água duplamente marcada”, no Centro de Isótopos Estáveis do IBB, com orientação da professora Maria Rita Marques de Oliveira e Carlos Ducatti. No doutorado ela pesquisou sobre “Metabolismo energético, composição corporal e consumo alimentar na cirurgia bariátrica”.

 

 


 COMENTÁRIOS