Sign In

x
#

Campanha Antirrábica está marcada para setembro

A Vigilância Ambiental em Saúde (VAS), vinculada à Secretária Municipal de Saúde, em parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, programa para iniciar em setembro a 45ª Campanha de Vacinação contra Raiva de Cães e Gatos. 
 
A meta da campanha é vacinar 24 mil cães e gatos. Todo animal com mais de três meses de idade poderá ser imunizado. Na área urbana a campanha acontece nos dias 1, 12, 13, 14, 15 e 16 de setembro. Já a zona rural será atendida nos dias 19, 20, 21, 22, 23 e 26 de setembro. Durante estes períodos serão mais de 100 postos, fixos e móveis, espalhados por todo o Município.
 

 

A campanha contará com mais de 100 pessoas envolvidas, entre elas funcionários da Secretaria da Saúde e alunos e docentes da FMVZ. A VAS informa que seus funcionários não estão autorizados a vacinar quaisquer animais fora dos postos de vacinação. Cabe, assim, aos proprietários levarem seus animais aos locais designados com a carteira de vacinação do animal em mãos.
Orientações
Além de não se esquecer de levar a carteira de vacinação do animal, o proprietário do mesmo deve seguir algumas recomendações importantes. Para cães, o uso de coleira, guia ou corrente é indispensável. Também é aconselhável, no caso dos animais de comportamento mais agressivo, a utilização de focinheira. 
 
No caso dos gatos, que terão prioridade na fila de vacina, os donos devem fazer o transporte do animal em caixas adequadas, com ventilação. Não levá-los em sacos ou sacolas plásticas, que podem causar a asfixia do animal. 
 
No momento da aplicação da vacina não é recomendado que crianças participem da contenção do animal. O procedimento deverá ser conduzido por um adulto, com o apoio dos profissionais presentes no posto.
Repórter 103 19/08/2016 08:37 - Compartilhe no Facebook