Sign In

x
#

H1N1: São Paulo antecipa vacinação contra gripe para crianças e gestantes

A campanha de vacinação contra a gripe foi antecipada para alguns grupos de risco da capital paulista e da Grande São Paulo, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de SP. A partir do dia 11 de abril, crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, e idosos já poderão receber gratuitamente as doses da vacina em postos de saúde e hospitais.

A vacina protege contra os vírus A/California (H1N1), A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane, que se propagam no inverno. Os profissionais de saúde também serão vacinados antecipadamente. A Secretaria de Estado da Saúde de SP declarou que até o dia 8 de abril todos os hospitais públicos e privados da capital  e da região metropolitana da grande São Paulo receberão as doses para campanha internas. No total 3,5 milhões de pessoas serão vacinadas antes do previsto.

As demais cidades do estado de São Paulo e outros públicos-alvo da campanha como puérperas, indígenas, doentes crônicos, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional devem seguir o calendário do Ministério da Saúde. Nele, a campanha de vacinação contra a gripe tem início previsto para o dia 30 de abril.

Em nota, o secretário do Estado da Saúde de São Paulo, David Uip afirmou que a antecipação da vacinação é importante para crianças, idosos e gestantes por serem os grupos com os casos mais graves da doença. Já no caso dos profissionais da saúde, o secretário ressalta que eles entrarão em contato com um grande número de pessoas contaminadas e precisam estar protegidos.

Até o dia 22 de março deste ano, 324 casos e 42 óbitos causados Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) atribuível ao vírus Influenza foram registrados no Estado de São Paulo. Desse total, 38 dos óbitos foram relacionados ao vírus A (H1N1).

Repórter 103 31/03/2016 10:32 - Compartilhe no Facebook