Weather for the Following Location: Botucatu map, Brazil

Notícia

Verão aumenta riscos de pedras nos rins e infecções urinárias;  como evitar

Publicado em 20 de Janeiro de 2025 07:06

Estação marcada pelas altas temperaturas e dias mais longos, o verão traz consigo desafios únicos para a saúde urológica. Com a elevação nos termômetros, o período costuma registrar um crescimento significativo nos casos de desidratação, infecções urinárias e cálculos renais. O alerta é feito pelo urologista José Roberto Colombo Júnior, médico do Hospital Israelita Albert Einstein, que ensina medidas simples para auxiliar na prevenção desses tipos de doenças.

 

A combinação entre o calor, o aumento da sudorese e uma maior predisposição à desidratação reduz a quantidade de água disponível no organismo para a diluição da urina, impactando diretamente a saúde do trato urinário.

 

"A urina mais concentrada cria um ambiente propício para a formação de cálculos renais, que são depósitos sólidos de sais e minerais, e também para a proliferação de bactérias, aumentando os riscos de infecções", ressalta Colombo Júnior.

 

Hábitos comuns nessa época, como o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, alimentação rica em sal e o uso prolongado de roupas íntimas úmidas ou molhadas, agravam ainda mais os riscos de contrair as chamadas Infecções do Trato Urinário (ITUs), especialmente em mulheres.

 

"O álcool, por exemplo, contribui muito para a desidratação. E o uso de roupas íntimas ou de banho continuamente úmidas ou molhadas e usadas em piscinas públicas, se não forem adequadamente tratadas, podem expor as pessoas a micro-organismos prejudiciais ao trato urinário", aponta o médico.


 COMENTÁRIOS