Notícia
Suplentes de vereador em Itatinga devem brigar por vaga aberta com morte de Machado
Publicado em 27 de Agosto de 2024 14:25
Com a morte do vereador e ex-presidente da Câmara de Itatinga, Lucas Machado, aos 30 anos, na semana passada, quem deve assumir a vaga no Legislativo do Município é José Carlos Marim, conhecido como Foinha. Machado era candidato a Prefeitura da cidade.
Ele obteve 188 votos na última eleição, cerca de 1,90% dos votos válidos no pleito de 2020, ficando na primeira suplência do atual mandato, mas a reportagem da Clube FM apurou que Claudio Guerreiro, outro suplente, reivindica a vaga também.
ORIENTAÇÃO - A Câmara Municipal de Itatinga, segundo o atual presidente Edson Biazon, informou que as orientações do Cartório Eleitoral da Comarca de Botucatu são pela posse de Foinha, mas nos meios políticos da cidade, existe uma movimentação do segundo suplente Claudio Guerreiro reivindicando a vaga.
Conhecido em Itatinga, Foinha já tinha sido vereador em 2012, mas perdeu o mandato quando trocou, dois dias antes da chamada “janela de troca partidária” a legenda do DEM pelo PSDB, em 2015, perdendo o mandato por infidelidade partidária ao sair antes do prazo permitido.
FOINHA OU GUERREIRO? - Na eleição de 2020 Foinha ficou com a suplência do PSDB, mas no início deste ano ele novamente trocou de partido e foi para o MDB e o segundo colocado na lista de suplente, Claudio Guerreiro, do PSDB, alega que a vaga é sua, por conta dessa mudança partidária.
Segundo apurou a reportagem, a assessoria jurídica do Legislativo de Itatinga está analisando a questão, mas é certa a posse de Foinha. O que deve ocorrer, na expectativa dos políticos da cidade é que o segundo colocado na suplência (Claudio do PSDB) entre com um questionamento judicial eleitoral para reivindicar a vaga.
ALINE SERÁ CANDIDATA - Conforme apurou a Rádio Clube FM, a assistente social Aline Santiago, que era vice de Lucas Machado vai disputar a eleição como candidata a Prefeitura da Cidade.
O grupo de partidos da coligação no município deve apontar ainda nesta semana o nome do novo vice para o registro da chapa para as eleições de 6 de outubro. Aline ocupava o cargo de Diretora de Assistencia Social de Itatinga.
Com essa mudança, a Comarca de Botucatu terá 3 candidatas disputando as eleições ao executivo: Aline Santiago, em Itatinga, Thalita Tavares e Rose Ielo, em Botucatu.