Notícia
Sabesp pede uso consciente da água em Tatuí
Publicado em 06 de Setembro de 2024 07:12
A Sabesp pede à população de Tatuí o uso consciente da água, devido à estiagem prolongada que afeta todo o Estado de São Paulo. Em Tatuí, a Companhia opera duas captações superficiais, uma no Rio Sarapuí, que responde por 55% da produção de água do município, e outra no Rio Tatuí, responsável por 20%.
Além disso, quatro poços profundos contribuem com 25% da água fornecida. Atualmente, todos os sistemas estão operando em capacidade máxima para assegurar o abastecimento.
MONITORA - A Companhia monitora continuamente a vazão das captações e busca alternativas para aumentar a disponibilidade hídrica durante esse período de seca.
TORNEIRAS - Apesar de todos os esforços, para garantir a distribuição é fundamental que a população colabore adotando hábitos de consumo consciente. Ações simples, como fechar a torneira ao escovar os dentes, tomar banhos rápidos e evitar o uso de mangueiras para lavar calçadas, são essenciais para evitar o desperdício de água.
OBRAS - A Sabesp está investindo em diversas obras e ações para reforçar o abastecimento em Tatuí. Entre elas, destacam-se a ampliação e captação de água no Rio Sarapuí e a instalação de novos conjuntos motor-bomba para aumentar a vazão captada.
Além disso, estão sendo feitos o monitoramento online dos níveis dos rios Tatuí e Sarapuí, remanejamento de redes de distribuição, instalação de válvulas redutoras de pressão, e manutenções nos sistemas de captação, tratamento e distribuição de água.
Estão em andamento os estudos para a perfuração de mais dois poços profundos e o projeto para uma nova estação de tratamento de água, visando garantir a resiliência hídrica do município.