Weather for the Following Location: Botucatu map, Brazil

Notícia

Sabesp inaugura barragem do rio Pardo, em Botucatu

Publicado em 28 de Setembro de 2024 07:18

A Sabesp inaugurou nesta sexta-feira (27) a barragem Prefeito Plínio Paganini, no rio Pardo, em Botucatu – a maior da região. A obra vai ampliar a resiliência hídrica do município, garantindo o abastecimento pelas próximas décadas. O evento contou com a participação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; da secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende; do diretor-presidente da Companhia, André Salcedo; e do prefeito Mario Pardini, além de autoridades locais.
 
"Esta é uma obra que garante a resiliência hídrica para as milhares de pessoas que moram hoje no município e para aquelas que estarão aqui no futuro. Uma ação que mostra o planejamento da Sabesp em um momento de eventos climáticos extremos”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
 
Com investimentos de R$ 57,9 milhões, a represa possui capacidade de armazenamento de aproximadamente 10 bilhões de litros d’água e terá uma vazão de 880 litros por segundo. O reservatório ocupará uma área de 280 hectares, sendo 150 de área inundada e 130 de proteção permanente. Ao garantir a segurança hídrica de Botucatu, a nova barragem terá um impacto positivo tanto no abastecimento dos cerca de 148 mil habitantes do município quanto na irrigação agrícola da região. Também foram plantadas 160 mil mudas de árvores nativas no entorno do empreendimento.
 
Para a secretária Natália Resende, a barragem mostra a importância do planejamento e do saneamento. "Essa é mais que uma obra, ela tem todo um símbolo. É muito representativa do planejamento bem executado e da necessidade do saneamento para todos, porque o saneamento não pode deixar ninguém para trás. E é isso o que estamos sempre buscando", disse.
 
"Hoje é um dia muito especial. Botucatu foi primeiro município em que começamos a operar fora da Região Metropolitana, em 1974. Temos muito carinho pela cidade. E essa é uma obra emblemática que mostra a excelência da Sabesp em olhar para o futuro. Ela começou a ser planejada anos atrás e vai garantir o abastecimento de Botucatu por décadas", explicou o presidente Salcedo.
 
A represa faz parte de um conjunto de ações da Sabesp para mitigar os efeitos de possíveis estiagens ou do aumento de demanda devido ao crescimento populacional. A nova barragem também deve estimular o desenvolvimento econômico da região, possibilitando novas oportunidades no setor agrícola e turístico. Com a entrada em operação da represa do rio Pardo, a Sabesp reforça seu compromisso em garantir a gestão eficiente dos recursos hídricos, um desafio cada vez mais urgente diante das mudanças climáticas. Plínio Paganini (1927-1997), que dá nome à barragem, foi prefeito de Botucatu de 1973 a 1977.

 

 


 COMENTÁRIOS