Notícia
Restaura Cuesta promove mutirão de reflorestamento em áreas atingidas por incêndios
Publicado em 18 de Janeiro de 2025 07:21
Nos dias 23 e 25 de janeiro, o projeto Restaura Cuesta, coordenado pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, promove um mutirão para o plantio de mudas de árvores de espécies nativas, em área da Fazenda Edgárdia atingida pelos incêndios florestais acontecidos em setembro e outubro de 2024.
Serão plantadas em torno de 1600 mudas de espécies arbóreas nativas da região. O plantio será orientado pelos professores Diego Sotto Podadera e Magali Ribeiro da Silva, e coordenado pela engenheira florestal Sabrina Brasil de Freitas, residente das Fazendas de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCA, também responsável também pela execução.
O objetivo do projeto é realizar ações para a restauração das áreas atingidas e para a proteção da Cuesta, de forma a prevenir impactos futuros. Tais ações incluem a realização de diagnóstico das áreas e espécies atingidas, atendimento emergencial à fauna do local, restauração e monitoramento da fauna e do habitat, além de campanhas de sensibilização e conscientização voltadas à sociedade em geral.
“Nossa intenção é estabelecer alianças estratégicas e captar recursos externos para todas as ações, além de contar com o apoio de especialistas da universidade para a orientação técnica-científica das diferentes frentes de trabalho. Desta forma, docentes da Unesp, estudantes de graduação e pós-graduação também serão envolvidos nas atividades”, comenta a professora Renata Cristina Batista Fonseca, que toma posse como vice-diretora FCA/Unesp no dia 30 de janeiro e coordena o Restaura Cuesta.
Esse primeiro plantio vai cobrir uma área de um hectare e tem a colaboração do Viveiro de Mudas da FCA, do Laboratório de Conservação da Natureza, Laboratório de Restauração e Silvicultura Tropical e da Supervisão das Fazendas de Ensino, Pesquisa e Extensão (FEPEs) da FCA.