Notícia
Projeto de Restauração de Espécies Nativas recebe financiamento da FECOP
Publicado em 11 de Julho de 2024 07:17
O Projeto de Restauração Ecológica e Silvicultura de Espécies Nativas coordenado pelo professor Diego Sotto Podadera, do Departamento de Ciência Florestal, Solos e Ambiente da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, câmpus de Botucatu, vai receber quase um milhão de reais em financiamento. Os recursos serão aportados pelo FECOP (Fundo Estadual de Combate e Prevenção à Poluição) o qual é administrado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) de São Paulo.
O projeto prevê a implantação de 6 hectares de Florestas Multifuncionais em unidades demonstrativas, alinhadas aos sistemas propostos pela Semil para proprietários rurais, através da plataforma digital Refloresta SP. Esses modelos visam a regularização de propriedades rurais, recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reservas Legais, além de diversificação da produção em áreas de uso alternativo do solo.
As Florestas Multifuncionais desempenham um papel crucial na produção de bens de consumo e na prestação de serviços ecossistêmicos, conservação da biodiversidade e manutenção dos processos ecológicos. O projeto incluirá espécies nativas de interesse silvicultural, promovendo a produção de madeira para serraria e outros produtos florestais não madeireiros.
Este projeto contribuirá significativamente em diversos aspectos, tais como: estabelecimento de uma política pública estadual relevante; criação de um laboratório didático para disciplinas de graduação como Dendrologia, Silvicultura Tropical, Sistemas Agroflorestais, Dendrometria e Inventário, e Restauração Ecológica, elevando a qualidade do ensino; desenvolvimento de áreas de pesquisa em silvicultura de espécies nativas; criação de um importante laboratório ao ar livre para ações de extensão universitária, com oficinas programadas ao longo dos primeiros três anos de implantação.
Além do professor Diego Sotto Podadera, a equipe é composta pelos professores Vera Lex Engel, Danilo Simões, Evandro Tambarussi e Cristiano Reis. Além disso, integra a equipe Natalia Guerin, ex-pesquisadora de pós-doutorado da FCA e atual Gestora de Projetos na WeForest.
Toda a negociação com a FECOP foi realizada com a assessoria da Agência Unesp de Inovação (AUIN) e a tomadora e administradora do recurso dentro da Unesp será a Fundunesp. O financiamento cobrirá todos os custos de implantação das florestas, manutenção por três anos, aquisição de equipamentos e realização de oficinas de divulgação e capacitação de profissionais e agricultores.
