Notícia
Prefeito assina Decreto de Emergência e lança pacote de ações de enfrentamento à Dengue
Publicado em 28 de Janeiro de 2025 07:26
O Prefeito Fábio Leite, junto com a equipe de secretários municipais, lançou nesta segunda-feira, 27, um pacote com medidas de enfrentamento à dengue. As ações envolvem as Secretarias de Saúde, Infraestrutura, Zeladoria e Comunicação. Entre as ações, o Prefeito também assinou um decreto de emergência que permite atividades de combate ao mosquito.
Para evitar que a transmissão de casos ocorra, a Prefeitura realizará uma série de atividades ao longo dos próximos 90 dias, período em que há alto volume de chuva e dias quentes, o que favorece a proliferação de mosquitos
Atualmente, Botucatu registra 65 casos de dengue. No ano passado, a Cidade viveu sua pior epidemia de dengue, contabilizando 16.434 casos e 12 óbitos pela doença.
A Vigilância Ambiental em Saúde realizou, neste mês, a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que tem por objetivo medir o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti em sua fase larvária. O ADL apontou que 3% dos imóveis visitados estavam com larvas de mosquitos, o que representa sinal de alerta para transmissão da dengue.
De acordo com o ADL, 85% dos criadouros de mosquitos são recipientes úteis à população, ou seja, são criadouros animais, vasos de plantas, ralos e calhas, piscinas e outros recipientes úteis para o morador, mas que estão mal armazenados.