Weather for the Following Location: Botucatu map, Brazil

Notícia

Pinacoteca têm exposição que discute o papel dos oceanos na vida humana

Publicado em 20 de Fevereiro de 2024 09:34

A Pinacoteca Fórum das Artes de Botucatu sediará duas exposições com temas relevantes e atuais relacionados ao Meio Ambiente a partir do dia 24 de fevereiro (sábado). A exposição “Transformando Mundos: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” apresentará obras de 17 artistas sobre um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.  A outra exposição será a “Desvendando Oceanos”, que tem como mote desvendar os oceanos pela arte. Ambas estarão abertas ao público até o dia 16 de junho de 2024.

A abertura de ambas as exposições será às 15 horas com a palestra “Há um mar dentro de nós”, de Oscar D’Ambrosio. Será proposta uma reflexão que busca estimular um pensar sobre a os oceanos, a sustentabilidade, a arte e a vida como maneiras de se relacionar com o mundo em que visões emocionais, racionais, criativas, pessimistas, espiritualizadas e holísticas dialoguem para construir interpretações do mundo fundamentadas em narrativas surpreendentes.

PALESTRANTE - Oscar D’Ambrosio é Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.

OCEANOS - Cores, tonalidades, formas, linhas materiais, técnicas e suportes oferecem um navegar por um universo regido por interpretações que dão a esse universo novos sentidos conduzidos pela convicção de que há um mar dentro de nós tão desconhecido quanto as profundidades abissais. Sua importância e mistérios são tão significativos que a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que, de 2021 a 2030, é a Década do Oceano, relacionada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14, previsto na Agenda 2030, acordo firmado pelos estados-membros para conscientizar a população sobre a relevância deles.

Os oceanos estão em todos os momentos da vida, mesmo quando se mora longe do litoral. Basta lembrar que as algas marinhas são responsáveis pela produção de 54% do oxigênio do mundo. Além disso, atuam como reguladores do clima no planeta. Sem eles, a temperatura, ao ultrapassar os 100ºC, inviabilizaria a vida na Terra. 

Além disso, menos de 20% do fundo dos oceanos são mapeados! Essa falta de informação justifica o uso da expressão “cultura oceânica”, que discute o papel deles na nossa vida, inclusive por meio de suas representações artísticas, e a influência das nossas ações sobre eles, assuntos que este projeto motiva a desvendar.


TRANSFORMANDO - Os criadores visuais desenvolveram as suas obras no contexto dos assuntos da Agenda 2030, plano de ação global da ONU que reúne os ODS, criados para erradicar a pobreza e promover vida digna a tod@s, dentro das condições que o nosso planeta oferece e sem comprometer a qualidade de vida das próximas gerações. A intenção do projeto é discutir visualmente o fundamental tema da sustentabilidade. Nesse sentido, as obras serão desenvolvidas de modo a assegurar a fidelidade à proposta e a sua intencionalidade poética e acabamento técnico.

Os 17 ODS e os artistas responsáveis

  1. Erradicação da pobreza –Cibele Pilla 
  2. Fome zero e agricultura sustentável – Lica Cruz 
  3. Saúde e Bem-estar – Debora Amaral
  4. Educação de qualidade - Sergio Andrejauskas
  5. Igualdade de Gênero – Maria Amélia Fonseca
  6. Água potável e Saneamento – Elsa Farias 
  7. Energia Acessível e Limpa – Rogério Morais Martins
  8. Trabalho decente e crescimento econômico – Elton Marangoni 
  9. Indústria, Inovação e Infraestrutura – Sanagê
  10. Redução das desigualdades – Selma  Bombachini
  11. Cidades e comunidades sustentáveis –  Ana Maria Reis
  12. Consumo e produção responsáveis – Marcelo Lopes
  13. Ação contra a mudança global do clima – Adriano Gambim
  14. Vida na água - Alex Állen
  15. Vida terrestre – Marinilda Boulay
  16. Paz, justiça e instituições eficazes – Claudia Seber
  17. Parcerias e meios de implementação – Laura Ancona Lee
  18.  


 COMENTÁRIOS