Notícia
Pedra nos rins, um incômodo evitável, diz médico de Botucatu
Publicado em 26 de Setembro de 2024 07:22
Condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, o cálculo renal, popularmente chamado de pedra nos rins, causa dor intensa e, em alguns casos, complicações sérias. O que poucos sabem é que essa condição pode ser evitada com simples hábitos no dia a dia, como o aumento da ingestão de líquidos. Além da velha regra de consumir 2 litros de água por dia para blindar o órgão deste percalço, o urologista do Hospital Israelita Albert Einstein e especialista em cirurgia robótica, Dr. José Roberto Colombo Júnior, ensina outras estratégias.
“A principal maneira de evitar o cálculo renal é manter-se bem hidratado”, fecha questão Colombo Júnior, ressaltando que a hidratação não deve se limitar apenas à água. Isso porque bebidas ricas em citrato, como os sucos cítricos, têm um efeito preventivo ainda mais potente.
“O citrato é uma substância que ajuda a evitar a formação de cristais, impedindo que o cálcio se combine com outros compostos na urina para formar cálculos. O suco de limão, por exemplo, é uma excelente opção por ser naturalmente rico em citrato”, ressalta o urologista.
Ele explica que a formação de cálculos está diretamente ligada à concentração de substâncias como cálcio, oxalato e ácido úrico na urina. E quando há pouca ingestão de líquidos, o xixi se torna mais concentrado, facilitando a cristalização dessas substâncias, o que pode levar à formação das pedras nos rins.