Notícia
Paulo Milton Barbosa Landim, ex-reitor da Unesp, falece em Botucatu aos 87 anos
Publicado em 16 de Janeiro de 2025 07:02
Professor Emérito da Unesp, o geólogo Paulo Milton Barbosa Landim, ex-reitor da Unesp entre 1989 e 1993 e ex-vice-reitor no período de 1985 a 1989, faleceu nesse dia 14 de janeiro, aos 87 anos, na cidade de Botucatu, interior de São Paulo. Na gestão Landim foi aprovado o novo Estatuto da Unesp (Decreto n. 29.720, de 3 de março de 1989), pelo qual foram criadas as pró-reitorias, “fato que permitiu mais eficiência à administração”, disse o docente ao Projeto Memória da Universidade, do Centro de Documentação e Memória (CEDEM).
Com a aprovação do novo Estatuto, também foi estabelecida a eleição direta para a escolha do reitor e vice, de diretores de Unidade e de órgãos colegiados. Outro grande avanço da gestão foi a conquista da autonomia financeira. “Conseguimos fazer com que a Unesp chegasse a essa grande Universidade que é hoje”, disse Landim à TV Unesp, por ocasião dos festejos dos 35 anos da Instituição.
Um grande feito na condição de vice-reitor foi a participação nas negociações para a encampação, pela Unesp, da Universidade de Bauru, em 1988. Atualmente é a Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da Unesp, câmpus de Bauru.
Trajetória – Landim formou-se geólogo pela então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, atualmente Instituto de Geociências, em 1961. Ingressou como docente na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro, em 1963. Em 1976, a Faculdade seria encampada junto com outros institutos isolados para a criação da Unesp.
Foi um dos fundadores do curso de Geologia de Rio Claro, do qual foi coordenador entre 1972 e 1979. Integrou a Academia Brasileira de Ciências e a Academia de Ciências do Estado de São Paulo.
Recebeu a insígnia de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, concedida pela Presidência da República, por suas contribuições para a ciência nacional. A partir de 1993, o Museu de Paleontologia e Estratigrafia do Departamento de Geologia Sedimentar da Unesp passou a ser chamado Museu Prof. Dr. Paulo Milton Barbosa Landim.