Weather for the Following Location: Botucatu map, Brazil

Notícia

Novo guia oferece suporte e informação para mães de crianças neurodivergentes

Publicado em 18 de Janeiro de 2025 07:28

A cartilha "Mães Atípicas", desenvolvida pela graduada em Psicologia, Camila Cavarzere em colaboração com a também graduada em Psicologia, Priscilla Lima e a Rede de Proteção à Vida, foi lançada como um recurso essencial para mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Dislexia. Destinada ao público em geral, com foco especial nas mães, a cartilha busca informar de maneira clara e acessível sobre os sinais de alerta para transtornos do neurodesenvolvimento.

Além de oferecer informações cruciais sobre os sinais dos transtornos, o guia também destaca a importância do cuidado com as mães, que frequentemente enfrentam desafios significativos ao lidar com as necessidades especiais de seus filhos. A cartilha também apresenta projetos de lei que visam beneficiar essa população, incluindo iniciativas para a flexibilização de horários de trabalho.

Um dos principais objetivos do guia é incentivar a construção de uma rede de apoio sólida para essas famílias. Para isso, a publicação destaca recursos locais disponíveis, como a Associação Portas Azuis, em Botucatu, e discute legislações em andamento que oferecem suporte concreto às mães. Segundo Camila, espera-se que o guia alcance e beneficie muitas famílias, proporcionando suporte e informação essenciais.

De acordo com a coordenadora da Rede de Proteção à Vida, Silvânia Giandoni, a cartilha é um instrumento fundamental para mães atípicas. “Desta forma, a Rede se preocupa com a saúde em geral e isso contribui para que tanto a mãe, quanto os familiares, tenham conhecimento mais amplo sobre o tratamento e onde buscar ajuda”, reitera.

A partir de 12 de fevereiro de 2025, a Rede de Proteção à Vida promoverá encontros mensais que visam o bem-estar e o acolhimento das mães, criando um espaço de diálogo e troca de experiências.

Para mais informações, acesse: www.precisodeajuda.org

Para baixar a cartilha gratuitamente, acesse: https://bit.ly/cartilhamaesatipicas

 

 


 COMENTÁRIOS