Weather for the Following Location: Botucatu map, Brazil

Notícia

Morre Roberto Sogayar, Prof. Emérito do IBB e pioneiro em ética experimental no Brasil

Publicado em 08 de Maio de 2024 07:20

Morreu nesta terça-feira (07), aos 83 anos, o Professor Emérito do IBB/Unesp Roberto Sogayar. As causas da morte não foram divulgadas. Sogayar teve importante participação na comunidade acadêmica em Botucatu. Ele desenvolveu suas atividades no Departamento de Parasitologia do IBB.

Roberto Sogayar foi também pioneiro na criaçaõ um modelo brasileiro de legislação para orientar a conduta ética na pesquisa e atuou como primeiro presidente da Comissão de Ética no Uso de Animais do IBB. Em pesquisa, atuou na área de parasitologia animal e humana. Em dezembro de 2017 ele recebeu uma das maiores honrarias do município, o Título de Cidadão Botucatuense.

Natural de Ribeirão Claro (PR), Roberto Sogayar construiu parte de sua vida em Botucatu, quando chegou para estudar, no início da década de 1960, na Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas.

Alem de pesquisador, dedicou-se à politica. Em 1982 foi candidato a vice governador em uma das chapas do PMDB de Botucatu, junto com Armando Delmanto, não obtendo votos necessários para a eleição vendida por Jamil Cury e Joel Spadaro. 

Roberto Sogayar especializou-se curso de protozoologia, em nível internacional, na Universidade de Brasília (DF). Também tinha mestrado em parasitologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em parasitologia, pela Universidade de São Paulo.

Reconhecido como um dos especialistas em parasitologia mais importantes do país, era professor emérito da Unesp Botucatu e ajudou a consolidar a instituição no município.

Devido à sua atuação na área científica e educacional, Sogayar recebeu, em 2017, o título de cidadão botucatuense. Em 2023, foi nomeado patrono da Academia Brasileira de Ciências de Animais de Laboratório, ocupando a cadeira número 18 da entidade.

Em Setembro de 2023, Sogayar deu uma das suas ultimas entrevistas falando de um premio que recebeu da  Academia Brasileira de Ciências de Animais de Laboratório, na Radio Clube FM, salientando seu envolvimento na ética experimental com animais de laborátorio, iniciado em 1996. “Em 1996 criei a primeira comissão de ética do Brasil, que tinha princípios como a responsabilidade do experimentador sobre os animais utilizados, e a noção de que o animal, um ser da natureza, merece respeito, carinho e cuidado, não devendo sofrer dor ou angústia desnecessárias", afirmou.

O pesquisador deixa três filhas: Maria Elvira, Lelia e Roberta Sogayar, atual secretária de Turismo de Botucatu.  O sepultamento está previsto para esta quarta-feira (8).

 

Roberto Sogayar, mostra diploma da  Academia Brasileira de Ciências de Animais de Laboratório, entre o Diretor do IBB-Unesp, Prof. Luiz Fernando Rolim de Almeida, e o vice-diretor, Prof. Willian Fernando Zambuzzi-Foto IBB-Unesp

 


 COMENTÁRIOS