Weather for the Following Location: Botucatu map, Brazil

Notícia

Morre professor Antonio Carlos Cesarino ex-professor da USP e FCMBB

Publicado em 18 de Julho de 2024 07:06

Durante a ditadura militar, o psiquiatra Antonio Carlos Cesarino fez parte de um grupo de médicos do Hospital das Clínicas de São Paulo que atendia presos políticos e seus familiares, vítimas de torturas do regime. Para isso, muitas vezes, as conversas eram em bares ou restaurantes, como se ele estivesse com um amigo.

Cesarino foi professor no Instituto Sedes Sapientiae, na Faculdade de Psicologia da PUC-SP, na Santa Casa de São Paulo, na Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu e na Sociedade de Psicodrama de São Paulo, da qual foi um dos fundadores.

Um dos atendidos era Herbert de Souza, o Betinho, que vivia na clandestinidade por lutar contra o golpe militar de 1964. Generoso, Cesarino tornou rotina o atendimento aos mais necessitados, que não tinham condições de pagar pelo aconselhamento profissional. Há seis anos, ele passou a atender mulheres que haviam sido torturadas durante a ditadura e que ainda precisavam de tratamento para remediar seus dramas.

Nascido em julho de 1933, em Campinas, Antonio Carlos Massarotto Cesarino era filho de Flora Maria Massarotto Cesarino e de Antonio Ferreira Cesarino Junior. Depois de se formar em medicina pela USP em 1959, ele fez doutorado e especialização em psiquiatria social na Universidade de Heidelberg, na Alemanha, e na Sorbonne, na França. Em Paris, ele foi paciente do psicanalista francês Jacques Lacan. (Com informações da Folha de São Paulo)

 

Foto: Imgem do Youtube

 


 COMENTÁRIOS