Notícia
Jornada Cultural do Patrimônio Ferroviário na Estação de Trem de Botucatu no dia 3
Publicado em 01 de Agosto de 2024 13:45

Abrindo as comemorações do Dia do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, anuncia a 5ª edição da Jornada do Patrimônio do Estado de São Paulo. Com o tema “Ferrovias”, o evento promove atividades gratuitas em 40 municípios entre os dias 2 e 4 de agosto, promovendo o resgate da memória do sistema ferroviário paulista.
Em Botucatu serão dois eventos, a partir das 10 da manhã, no dia 3. Todos os eventos serão realizados na Estação Ferroviária, na Avenida Benjamin Constant, 161, na Vila Jaú com apresentações musicais, rodas de conversas e exposições. O evento tem como objetivo estimular as lembranças e a importancia da ferrovia e o estímulo desse modal de transporte, no desenvolvimento de cidades como Botucatu.
Neste ano, o evento leva programação artística para espaços históricos, com o foco na importância das ferrovias. A antiga malha ferroviária representa não apenas um meio de transporte, mas um motor de desenvolvimento econômico, social e cultural. Um meio não só de locomoção, e sim de histórias, vivências, trocas e experiências.
“Uma vez que o sistema ferroviário conectava mercadorias e pessoas, ele permitiu um rico intercâmbio cultural dentro do estado. Neste ano, a Jornada vai fazer o resgate dessas histórias que, por meio das rodovias, marcaram a história de São Paulo”, afirmou Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
NA ESTAÇÃO - Em Botucatu os dois eventos da Secretaria Estadual de Cultura, Economia e Industria Criativa, Entre Trilhos - Uma Vivência com Patrimônio Imaterial e Viola nos Trilhos com Quarteto Raiz, promovidos em conjunto com a Prefeitura de Botucatu/Secretaria de Desenvolvimento/Turismo, será realizada na Estação Ferroviária, Avenida Benjamin Constant 161, Vila Jaú, proximo ao Pontilhão.
Entre Trilhos – Uma Vivência com Patrimônio Imaterial
A Jornada do Patrimônio 2024 chega como um espaço dedicado à valorização, proteção e promoção da identidade dos povos e regiões do Estado de São Paulo. Durante o evento, serão apresentados personagens, histórias e toda a riqueza cultural legada até os dias de hoje pela diversidade de povos que ajudaram na formação do Estado. Desde cultura popular até música, artesanato e brincadeiras para todas as idades, as atividades propostas para este dia, destacam os patrimônios imateriais presentes por todos os cantos de São Paulo.
Estação de Botucatu – Rua Benjamin Constant, 161 – Vila Jahu Botucatu – SP, 18611-030. Dia 3, das 10h às 17h.
Viola pelos Trilhos. com Quarteto Raiz
Narração de histórias recolhidas a partir de contos de tradição oral de diversos países para o público infanto-juvenil e adultos. Contos tradicionais que exaltam a sabedoria feminina e sua vontade de se colocar no mundo. O elemento comum às histórias é a presença de trens e ferrovias como cenários e meios de transporte das personagens. Com músicas ao vivo e criadas especialmente para as narrações.
(Com informações do Governo do Estado SP)
Estação de Botucatu – Rua Benjamin Constant, 161 – Vila Jahu Botucatu – SP, 18611-030. Dia 3, 15h.