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Irizar Brasil anuncia ampliação da fábrica em Botucatu
Publicado em 16 de Abril de 2025 07:20
A Irizar Brasil está em um momento de expansão estratégica e comemora os resultados alcançados em 2024 e no início deste ano. Para atender a demanda do mercado de mobilidade, a fábrica de Botucatu vai receber investimentos entre R$ 30 e R$ 50 milhões para aumentar sua capacidade produtiva entre 20% e 25%, até o final de 2025.
As obras começaram na semana passada, conforme informou o diretor Paulo Cadorin, em entrevista exclusiva à Rádio Clube, durante as transmissões comemorativas de 170 anos de Botucatu, no último sábado, 12.
As obras estão acontecendo em uma área entre os dois prédios, da administração e produção. O objetivo é ampliar a capacidade de produção diária dos ônibus, que tem como mercado o exterior, principalmente a America Latina, Australia, países da África e Chile, em que a marca também estuda comercializar com revendedor local, ônibus elétrico.
A empresa também está locando diversos galpões industriais e áreas seguras, para armazenar seus ônibus já produzidos para os clientes que aguardam autorização para exportação. Na região de Rubião e Distrito Industrial, a empresa tem diversos imoveis alugados com centenas de ônibus aguardando embarque.
MERCADO - No ano passado, durante a Lat.Bus 2024, a empresa lançou para o mercado latino-americano i6S Efficient, um modelo rodoviário traz uma redução de 13% no consumo de combustível e de 30% no coeficiente aerodinâmico.
No Brasil, o i6S Efficient está em operação em diversas empresas do estado de São Paulo. A Viação Piracicabana adquiriu quatro modelos, que atendem a linha Campinas-Bauru.
“Os resultados têm sido extremamente significativos do ponto de vista operacional, confirmando os dados obtidos nos ensaios técnicos feitos no Brasil e da experiência de uso na Europa”, afirma Abimael Parejo.
EFFICIENT - Já existem unidades em circulação no Chile, Uruguai, Peru, países da América Central e do Caribe. Em maio, será feito o lançamento no mercado africano.
“Nossa expectativa com o i6S Efficient é de reposicionar a marca no mercado. Sobretudo porque o modelo uma peça importante para os operadores, pois o veículo foi concebido e desenvolvido para melhorar os custos operacionais. Nesse sentido, a Lat.Bus foi um marco para nós, já que pudemos mostrar o produto e reforçar nossa presença no Brasil e na região”, diz Abimael Parejo, diretor comercial da empresa.
A ampliação da fábrica deve dar um fôlego extra para a empresa. “A gente quer colocar o veículos principais empresas brasileiras para provar a eficiência operacional do i6S Efficient e mostrar o que ele, de fato, representa para a operação tanto ponto de vista de conforto, de segurança e, sobretudo, de produtividade. É um modelo mais caro mas muito competitivo, porque o investimento retorna rapidamente por causa da economia que ele gera na operação”, completa o executivo.

(Com assessoria)
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