Notícia
Igreja promove festa na Capela Anna Rosa em Setembro
Publicado em 06 de Agosto de 2024 13:32
Entre os dias 13 e 15 de Setembro será realizada a 5ª Festa Santa Cruz de Anna Rosa, na Capela de Anna Rosa, na entrada da Cohab I, promovida pela Paróquia São Pio X e Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Adjunta de Turismo.
Ocorrerão diversos shows, com barracas com comidas típicas, espaço de brinquedos para crianças, cavalgada, apresentações de motos e exposição de Malú Ornellas, retratando a violência contra a mulher.
Uma das cantoras a se apresentar será Karoline Violeira. A missa solene será celebrada pelo Arcebispo de Botucatu, D. Mauricio Grotto Camargo.
Essa Capela (na Cohab I) que sedia a homenagem a Anna Rosa, é a mesma citada na música de Carreirinho (nascido em Bofete), cantada por Tião Carreiro e Pardinho e sucesso sertanejo até hoje. Ela foi assassinada por seu marido em 22 de junho de 1885.
ANNA ROSA "NÃO É SANTA" MAS FAZ MILAGRES

Anna Rosa tinha menos de 20 anos quando foi assassinada, era casada desde os 15 com Chicuta, apelido de Francisco Carvalho Bastos, um fazendeiro grosseiro e rude da região de Avaré, de 45 anos, segundo escreveu Moacir Bernardo, presidente do Centro Cultural de Botucatu e autor do livro que descreve os personagens citados na música de Tião Carreiro e Pardinho, "Anna Rosa - Sua Vida, Sua História".
ESQUARTEJADA - Chicuta contratou Menegildo (ou Minigirdo), filho de escravos e Costinha, filho de uma família de ricos e influentes 'da região' para o crime, em Botucatu. Anna Rosa tinha fugido da violência doméstica de Avaré para Botucatu e se abrigou em um local com uma tia, conhecido como "Casa da Fortunata", na região do Lavapés. Um carroceiro encontrou o corpo às margens do ribeirão Lavapés, sem seios, orelhas, lábios, dedos e língua. Mataram e esquartejaram a jovem.
TODA CIDADE - O crime chocou a então pacata Botucatu do século 19, levando toda a cidade ao sepultamento da moça esquartejada e o local em que está construída a Capela têm sido local de ofertório por mais de 200 milagres alcançados por pessoas que pediram a ajuda de Anna Rosa.
Ela não é considerada Santa pelos rituais Católicos e sua ossada está sepultada em um dos pontos mais visitados no cemitério Portal das Cruzes de Botucatu, destaca Moacir Bernardo em seu livro.
DECAPITADO - Chicuta, marido que ordenou e pagou o assassinato da esposa, morreu de forma violenta, atropelado pelo próprio carro de boi carregado. Foi decapitado pelas rodas do carro puxado por uma parelha de bois na entrada de sua fazenda em Avaré.
ABSOLVIDOS - Chicuta foi absolvido em julgamento alegando "legítima defesa da honra". Dos contratados e subcontratados para o crime, um foi condenado e dois absolvidos. Meningildo ou "Miningirdo" foi condenado e o parceiro Costinha, por ser de família influente, foi absolvido junto com Chicuta.
APÓCRIFA? - A festa de Anna Rosa foi considerada uma das maiores festas religiosas e comunitárias de Botucatu e região até meados de 1950, reunindo milhares de pessoas no evento, então, religioso. A festa foi abandonada por ordem da Diocese de Botucatu que não reconhecia os milagres da mulher martirizada a mando de seu ex-marido. É uma festa 'apócrifa', de intenção religiosa, social, comunitária e de reflexão sobre a violência, comandada pela comunidade da Igreja São Pio X.