Weather for the Following Location: Botucatu map, Brazil

Notícia

Filme rodado em Torre de Pedra faz pré-estreia nacional na cidade

Publicado em 23 de Outubro de 2024 07:26

A celebração pelo aniversário de Torre de Pedra, na região de Botucatu, começa com uma homenagem especial. No próximo dia 25 (sexta-feira), às 20h, a Praça São Pedro recebe a exibição inédita do longa-metragem Estranhas Cotoveladas. Dirigido pelo cineasta Reinaldo Volpato, a produção tem o município paulista como um dos cenários da história. A sessão é gratuita e aberta ao público. 

A première exclusiva marca o início da turnê do filme pelo interior paulista. O lançamento oficial nas salas de cinema está previsto ainda para este ano.

Ponto alto do Estranhas Cotoveladas é que Torre de Pedra não serve apenas de cenário, ela também é personagem e narradora da história. “A Torre de Pedra é um monumento portentoso, e eu intuí que ele deveria contar a história desse povo forte e determinado numa perspectiva profética, lincada ao tempo e à história do universo sideral e da humanidade”, justifica Volpato.

No filme, a médica Ella Trieste se coloca no centro de um triângulo amoroso com dois homens de mundos opostos. O primeiro é um jovem usineiro de cana de açúcar; o outro, de quem mais gosta, é um agrônomo que está implantando uma agricultura familiar e orgânica. Ella quer seguir seu coração, mas sente que precisa conciliar interesses econômicos e ambientais contraditórios. 

O ponto de conexão entre os três personagens é justamente a Torre de Pedra, onde eles vivem e a trama se desenvolve. Mas a produção conta com outras cidades como cenário, como Pardinho e a vizinha Botucatu

O diretor tem dedicado sua carreira cinematográfica a produzir filmes e programas sobre o interior paulista desde 1974, especialmente sobre a cultura caipira. “Sou originário e militante nesta saga”, completa. 

Volpato é cineasta formado pela ECA/USP. É diretor, produtor, roteirista e montador de filmes e programas de TV. Dirigiu os longas ABRASASAS, A Moda é Viola, Jahu: A Saga do Comandante João Ribeiro de Barros e Os Favoritos da Catira. 

Produziu e montou o documentário O Profeta das Águas, de Leopoldo Nunes. Na TV Cultura, foi repórter de jornal e diretor do Viola, Minha Viola, apresentado por Inezita Barroso. Trabalhou também em programas como Globo Repórter, Domingo Gente, Jornal Hoje e Gente que Faz. Também foi gerente de programação da TV Brasil/EBC.

(Da assessoria)


 COMENTÁRIOS