Weather for the Following Location: Botucatu map, Brazil

Notícia

Diretor do Parque Tecnológico visita Senai-SP e apresenta Centro de Produção de Biofármacos da Unesp

Publicado em 09 de Abril de 2025 07:19

O encontro teve como objetivo apresentar o Centro Nacional de Produção de Biofármacos e Biomoléculas (V-BioPharma) da Unesp, em Botucatu, e fortalecer as parcerias para o desenvolvimento do ecossistema de biotecnologia da região.

O professor Rui Seabra Ferreira Júnior, diretor científico do Parque Tecnológico Botucatu e diretor do Centro Nacional de Produção de Biofármacos e Biomoléculas -  V-BioPharma -  representou ambas as instituições em uma reunião estratégica na sede do Senai/Fiesp em São Paulo na última sexta-feira (04/04). O encontro teve como objetivo apresentar o Centro Nacional de Produção de Biofármacos e Biomoléculas (V-BioPharma) da Unesp, em Botucatu, e fortalecer as parcerias para o desenvolvimento do ecossistema de biotecnologia da região.

A reunião contou com a participação de importantes lideranças do Senai e da Fiesp, incluindo Daniel Motta, gerente de Inovação e Tecnologia do Senai-SP; Fabricio Lopes Luz, gerente do Distrito Tecnológico Senai Mario Amato; Erica Almeida, coordenadora de Inovação e Tecnologia do Instituto Senai de Biotecnologia; Tiago Guerreiro Ferreira, diretor da Unidade Senai Botucatu; e Eduardo Giacomazzi, diretor titular adjunto do Comitê da Cadeia Produtiva da Saúde e Biotecnologia da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Durante o encontro, foram identificadas diversas oportunidades para alavancar o setor de biotecnologia em Botucatu, com destaque para a conexão das startups locais com os mercados nacional e internacional. O Senai/Fiesp reafirmou seu compromisso como parceiro estratégico nessas iniciativas, atuando como facilitador para essas conexões.

Para o diretor científico do Parque Tecnológico Botucatu, a parceria com o Senai aproxima ainda mais a Universidade do setor produtivo. “Esperamos desenvolver  novas ferramentas e oportunidades para que professores e alunos pratiquem o empreendedorismo com o objetivo de fazer com que as suas descobertas alcancem de fato a sociedade”, afirma o professor Rui Seabra.

Na opinião do diretor executivo do Parque Tecnológico Botucatu, Daniel Lopes, essa reunião marca um importante passo na consolidação de Botucatu como polo de excelência em biotecnologia. “A parceria estratégica com o Senai, somada ao potencial do V-BioPharma da Unesp, abre caminhos para que nossas startups e pesquisadores ganhem escala global. Estamos construindo as bases para transformar conhecimento em desenvolvimento econômico e social para toda a região”, destaca.

Inaugurada em junho de 2024, a V-BioPharma da Unesp é a primeira CDMO  - Contract Development and Manufacturing Organization ou Organização de Desenvolvimento e Fabricação sob Contrato -  com ambiente GMP da América Latina, focada na produção e desenvolvimento de medicamentos biológicos. Por meio de prestação de serviços à indústria farmacêutica, atuará na produção de lotes pilotos de biofármacos para ensaios clínicos em um ambiente validado, bem como abrigará uma Escola para o treinamento e capacitação profissional dentro das Boas Práticas de Fabricação (BPF/GMP), além de espaço destinado a startups de biotecnologia.

 

 


 COMENTÁRIOS