Weather for the Following Location: Botucatu map, Brazil

Notícia

Curso "Tópicos em Biossegurança", do IBB, reuniu mais de 180 inscritos

Publicado em 03 de Dezembro de 2024 07:13

Nas últimas quarta (27) e quinta-feira (28), no espaço do IB Eventos, aconteceu o Curso Presencial Gratuito - Tópicos em Biossegurança, organizado pela Comissão Interna de Biossegurança (CIBIO) do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp - câmpus de Botucatu. O evento completou, neste ano, 10 anos de atuação e contou com mais de 180 inscrições. Ao todo, diferentes discentes da Unesp e profissionais do setor participaram.

"Este evento é um marco para a Biossegurança do IBB e da Unesp, pois reflete o compromisso da nossa instituição com a qualidade de vida das pessoas e a segurança dos dados gerados, que sustentam publicações de alto impacto em revistas internacionais. Além disso, reforça a responsabilidade no uso do recurso público. A biossegurança não é apenas uma questão técnica, mas um alicerce indispensável para alcançar a excelência acadêmica. Uma universidade que busca ser referência precisa integrar esses cuidados em todas as suas práticas de ensino, pesquisa e extensão", destacou Prof. Willian F Zambuzzi, vice-diretor do IBB e presidente da CIBio-IBB.

O curso foi voltado para estudantes, profissionais do setor e interessados no assunto, com o objetivo de explorar temas e regulamentações essenciais para quem deseja atuar com responsabilidade e segurança na pesquisa.

Na manhã do primeiro dia, as palestras apresentadas aos participantes abordaram temas como: “A CTNBio – Comissão Técnica Nacional de Segurança”, “Lei da Biossegurança, Classificação de risco e níveis dos OGM” e “Sinalização de Laboratórios”. Durante a tarde, os participantes acompanharam discussões sobre: “Transporte de Amostras Biológicas”, “Biossegurança: conceitos práticos” e “Sinalização de Laboratórios”.

Além disso, houve as palestras do Dr. Adriano Campos, da Fiocruz; do Prof. Edivaldo Velini, professor titular da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp - Câmpus Botucatu e ex-presidente da CTNBio; de Lucas Peres, da Loglife, e de Alessandra Ragozo, servidora do IBB. A diversidade de palestrantes demonstra a ampliação do engajamento com o tema da biossegurança, envolvendo diferentes perspectivas e setores.

No segundo dia, houve a participação de outros convidados, o que garantiu aos presentes uma programação diversificada e enriquecedora. O curso reafirma o papel da Biossegurança como ferramenta indispensável para a pesquisa científica responsável, colocando o IBB e a Unesp em uma posição de destaque na promoção da qualidade e segurança em suas práticas.

 

 


 COMENTÁRIOS