Notícia
Clima: previsão de chuva, ventos fortes e granizo nesta sexta, 18
Publicado em 17 de Outubro de 2024 13:28
O Instituto Nacional de Meteorologia - INMET, pública aviso de tempestade nesta sexta-feira, em Botucatu, e todo o centro, oeste, noroeste e norte do interior de São Paulo. Ventos com máximas de 100 km/h e granizo formam o coquetel climático severo.
O aviso prevê que a partir da meia-noite desta sexta-feira, 18, pode formar tempestade no municipio e na área urbana, com ventos em até 100 km/h, provocando riscos no abastecimento de energia e acidentes com pessoas e animais proximos a out-door, muro, áreas com obras em construção e galhos de árvores. O alerta vale para todo o interior de São Paulo.
As chuvas 'mínimas' estão previstas entre 30 e 60 mm/h ou as 'maximas' entre 50 e 100 mm/dia, com queda de granizo, trovoadas e raios. Riscos de alagamentos na área urbana e rural. No campo, o alerta do INMET, destaca riscos de estragos em plantações, devido a ação do granizo e ventos fortes.
O alerta:
"Aviso de Tempestade. Severidade Grau: Severe (Perigo)"
"INMET publica aviso iniciando em: 18/10/2024 00:00. Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos."
"Em caso de rajadas de vento:
- Não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193). © 2024 INMET
Instruções
1. Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
2. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
3. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
4. Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
5. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
6. Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
7. Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos.
8. Em caso de situação de grande perigo confirmada: Procure abrigo, evite permanecer ao ar livre.
(Do Inmet e Defesa Civil do Estado SP)