Weather for the Following Location: Botucatu map, Brazil

Notícia

Candidatos apresentaram propostas e divergências no 1º Debate Eleitoral de 2024

Publicado em 19 de Agosto de 2024 12:21

Os quatro candidatos à prefeitura de Botucatu participaram nesta segunda-feira, 19, do primeiro debate eleitoral das eleições 2024, organizado pelas Radios Clube FM, Muni FM, Stereo MIx FM e site Agencia 14 News.

Fábio Leite (PSD), Rose Ielo (PDT), Thalita Tavares (PSOL) e Domingos Neves (PT), que postulam a vaga, consideraram o debate uma boa oportunidade para apresentar seus planos de governo e questionar as propostas dos candidatos adversários.

Todo o debate seguiu sem que ocorresse intervenção com direitos de respostas, excluindo no final, quando Rose Ielo questionou multas aplicadas pelo Ministério do Trabalho em terceirizados da Administração, que não teriam seus direitos pagos pelos contratados pela Prefeitura. Fabio Leite explicou que não teve multas no governo e Rose Ielo reafirmou as aplicações de leis.

Durante todo o debate, os candidatos da situação e oposição questionaram formas de governo e decisões tomadas, ao longo dos ultimos oito anos de gestão de Mário Pardini. Houve pouco de apresentação de propostas para o novo governo, sendo as decisões tomadas na atual gestão modelaram toda a condução do debate entre os candidatos.

CENTRALIZADOR -Os candidatos da oposição, Domingos Neves e Thalita Tavares em diversos momentos questionaram o modelo centralizador da atual gestão, ressaltando que poucos secretários são conhecidos da população, "que resolve seus problemas no whatsapp do prefeito".

'MEU VICE" - Fabio Leite apresentou os números e a defesa do atual modelo de governo desenvolvido pelo prefeito Mário Pardini. Ele também foi o candidato que mais recebeu questionamentos dos seus pares e foi o que mais citou seu vice. Em praticamente todas as intervenções que fez, lembrou que ele e seu vice Spadaro, iriam resolver os problemas que forem surgindo e implantarão as políticas de governo apresentadas.

AS MENINAS - Em determinado momento do debate Thalita Tavares e Rose Ielo fizeram questionamentos entre sí, mas com cordialidade e preocupação com o empoderamento das mulheres e a sua participação política na vida da cidade.

DEDÃO - Thalita Tavares se apresentou no debate com um imobilizador nos pé esquerdo. Ela quebrou o dedão esquerdo no ultimo domingo, em seus afazeres domesticos, mas isso não a impediu de se levantar e ir ao microfone inúmeras vezes responder questionamentos de seus adversários.

JUSTIÇA ELEITORAL - O debate teve a presença do Promotor Eleitoral Dr. Eduardo Zacharias, que acompanhou a abertura e boa parte dos debates, assim como o delegado seccional Dar Lourenço Talamonte. Dr. Zacharias analisou os trabalhos da Justiça Eleitoral, antes do registro das candidaturas e elogiou os candidatos que 'até o momento' estavam se comportando com o respeito necessário. Igor Ignácio, chefe do Cartório Eleitoral da Comarca, acompanhou todo o debate e ainda prestou assessoria para a imprensa em relação à legislação eleitoral. 

PARDINI - O prefeito Mário Pardini acompanhou todo o debate no espaço reservado para as autoridades e em alguns momentos participou de reuniões com Fabio Leite e equipe nos intervalos.

OS EX - O debate também teve as presenças do ex-prefeito e vice, respectivamente Mário Ielo, que disputa a eleição de vereador pelo PDT e Valdemar Pereira de Pinho, dirigente partidário do PT, que trocaram rápidas palavras ao longo do evento. Ambos governaram a cidade por oito anos. Antônio Luiz Caldas Junior, ex-vice prefeito em dois mandatos também estava presente ao evento e auxiliou o candidato do PT nos intervalos do evento. O atual vice-prefeito André Peres, não compareceu ao evento.

OS VICES - Não estava presente no debate o vice de Thalita Tavares, que estaria em outra atividade do partido. O PSOL realizou no domingo (18), o lançamento oficial das candidaturas a prefeitura, vice e vereadores, reunindo os militantes e apoiadores. Os candidatos a vereadores do PSOL estavam prestigiando a candidata.

Spadaro, vice de Fabio Leite; Bernadete Francisco, vice de Domingos Neves e Josias Nunes, vice de Rose Ielo, foram figuras discretas no debate, mas ajudaram seus candidatos nas formulações de questionamentos.

FERVEU E ESFRIOU - Logo no início do debate, após a primeira rodada, um pequeno desentendimento com rápido bate-boca entre Mário Pardini e Mário Ielo, mas que foi apaziguado rapidamente. Uma equipe da GCM acompanhou todo o debate na sede da OAB, entidade que auxiliou os organizadores, com analise dos direitos de respostas eventuais que apareceram.

FOI BOM? - Entre os organizadores, a sensação foi de que o debate atendeu as expectativas iniciais e que os candidatos tiveram tempo e garantias para debaterem suas visões de cidades e desenvolvimento de Botucatu.

ESTRÉIA - O debate foi mediado pelo jornalista Carlos Pessoa, da Radio Municipalista FM que apesar dos seus mais de 30 anos de atividade profissional, já tendo sido editor de vários jornais e ex-secretário de comunicação, fez a condução do debate sem qualquer questionamento por parte dos candidatos ou coordenações de campanhas, pela primeira vez.

VEM AI... - Um novo debate está sendo organizado pelas Rádios Municipalista, Clube e Stereo Mix e o site Agencia 14 News, para a reta final da campanha. As redes sociais dos organizadores do 1º Debate Eleitoral tiveram milhares de acessos individualmente. Somadas as redes sociais das empresas que participaram do evento, cerca de 20 mil pessoas, acessaram youtube e facebook das mídias que transmitiram o debate.

ACOMPANHE O DEBATE NA ÍNTEGRA NO YOUTUBE

https://youtu.be/tj4mLKGCJTQ

 

 


 COMENTÁRIOS