Notícia
Botucatu com menos mortes violentas, segundo Atlas da Violência 2024, no Brasil e SP
Publicado em 19 de Junho de 2024 07:20
Divulgado nesta terça-feira, o Atlas da Violência 2024, coloca Botucatu em segundo lugar no Estado e terceira no Brasil, entre as cidades com cem mil habitantes (até 500 mil habitantes), menos violenta no País.
Segundo os dados divulgados pelo IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e Fórum Brasileiro de Segurança Pública, tendo como dados de 2023, indica que ocorreram 3,4 mortes violentas em Botucatu.
LÍDERES - A lista das cidades menos violenta é liderada por Jaraguá do Sul, em Santa Catarina e a segunda colocação é Atibaia em São Paulo.
Botucatu aparece nos documentos do Atlas da Violência 2024, com 4 homicídios registrados e 1 morte violenta de pessoa que não era de Botucatu, mas morreu na cidade, totalizando 5 mortes, estabelecendo segundo os critérios estatísticos, 3,4 mortes por grupo de cem mil habitantes. O caso de "fora" assassinato na cidade, foi um fisiculturista assassinado em uma academia.
REGIÃO - Segundo o Atlas da Segurança, Jau, na nossa região central do Estado, está em décimo lugar no Brasil, entre as menos violentas, com existência de mortes. Salto e Araraquara também estão listadas como cidades com baixo índice de violência e mortes.
SUDESTE- A região Sudeste tem os menores índices de violência por morte no Brasil. 32 cidades com menor índice de violência estão em São Paulo, 11 em Minas Gerais, 1 no Rio de Janeiro e 11 no Sul, sendo 11 em Santa Catarina e 2 no Rio Grande do Sul.
SEM VIOLÊNCIA - No Estado de São Paulo 237 cidades não tiveram nenhuma morte violenta. O Vale do Paraíba é a região do Estado de São Paulo com maior incidência de violência e mortes, especialmente em Lutécio com 75,2 mortes por cem mil habitantes. Itapecerica da Serra é a cidade metropolitana em São Paulo com maior quantidade de pessoas mortas: 26,7 por cem mil habitantes.
MAIS VIOLENTAS - Entre os mais violentos do Brasil, o primeiro município da região Sudeste a aparecer no ranking é Itaguaí, da Região Metropolitana (RM) do RJ, com 59,9 homicídios por 100 mil habitantes (13ª colocação). Na sequência, vem Queimados, também no RJ, com taxa de 58,4, ocupando a 17ª posição. Somente outros dois municípios do Sudeste se colocam entre os 50 mais violentos, ambos na Região Metropolitana da Grande Vitória, no Espírito Santo: Cariacica e Serra, respectivamente nas posições 48ª e 49ª, com taxas de 45,0 e 44,9.
Por último, somente dois municípios do Sul do Brasil estão entre os cinquenta mais violentos: Paranaguá (PR), com taxa de 52,8, na 28ª posição, e Rio Grande (RS), com taxa de 47,9, na 39ª posição.
REDUZIDO - O Brasil teve 46.409 homicídios, uma redução de 3% em relação à pesquisa anterior, em 2021-2022. Estatisticamente são 21,7 homicídios no Brasil para cada grupo de cem mil habitantes.
Em 1.548 municípios brasileiros não houve nenhum homicídio (registrado ou oculto), segundo o "Atlas da Violencia no Brasil".

