Notícia
Acidente com ônibus elétrico em SP atesta segurança das baterias
Publicado em 14 de Dezembro de 2024 07:20
Ao contrário do que muitos poderiam pensar, o acidente com um ônibus elétrico da empresa Ambiental, que se incendiou no Centro de São Paulo, no último dia 12 de dezembro, atestou a segurança das baterias do veículo, segundo especialistas da ABVE.
“Diferentemente do senso comum, o acidente provou a robustez do conjunto de baterias do ônibus, que, mesmo após um choque muito forte, não entrou em fuga térmica” – disse Marcelo Valle, consultor de segurança da ABVE.
“O incêndio ocorreu na carenagem de plástico do veículo, que pegou fogo com o curto-circuito no sistema elétrico, e foi rapidamente combatido com água pelos bombeiros” – acrescentou Carlos Roma, diretor técnico da ABVE.
“Os packs de baterias no teto do ônibus sofreram um forte impacto, mas resistiram, mostrando a qualidade da química LFP (lítio-ferro-fosfato) e da solução de combate automático a incêndio dentro de cada caixa” – completou Carlos Roma.
Para Clemente Gauer, diretor do GT de Segurança da ABVE, o acidente mostrou que o risco de acidente grave foi menor do que se tivesse ocorrido com um veículo a combustão.