Notícia
Unesp e Prefeitura apresentam filmes temáticos
Publicado em 12 de Março de 2025 07:21
Documentário “Below the Belt” será exibido em uma das ações do Março Amarelo
As Secretarias Municipais de Saúde e Cultura, em parceria com a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) e o Hospital das Clínicas (HCFMB), exibirão o documentário internacional "Below the Belt" em comemoração ao Março Amarelo, mês de conscientização sobre a endometriose.
A exibição do documentário ocorrerá no dia 27 de março, às 19 horas, no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci. A entrada é gratuita e as vagas são limitadas, conforme a capacidade do Teatro.
O documentário mostra a dificuldade no diagnóstico e tratamento da endometriose, condição que afeta milhões de mulheres no mundo. Nele é abordada a realidade da endometriose e mostra histórias de mulheres e especialistas, buscando desmistificar a doença e promover a empatia.
Após o filme, haverá um debate com especialistas para tirar dúvidas e aprofundar o conhecimento sobre a endometriose.
A endometriose é uma doença ginecológica que modifica o funcionamento normal do organismo e das células do útero (endométrio), de acordo com dados da Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde. Ela provoca dor crônica, irregularidades menstruais, infertilidade e outros sintomas.
A endometriose afeta 1 em cada 10 mulheres em idade reprodutiva e impacta significativamente suas vidas. A doença é frequentemente diagnosticada tardiamente, o que pode agravar os sintomas, e por isso é importante realizar o tratamento adequado para que haja alívio dos sintomas, melhora na qualidade de vida e prevenção de complicações. Dentre os diferentes tipos de tratamentos, estão os com medicamentos, cirurgia e terapias complementares.
Projeto CINE SAEI leva cultura e acolhimento
aos pacientes do Serviço de Infectologia
O Serviço de Ambulatórios Especializados em Infectologia – “Domingos Alves Meira” (SAEI/DAM), hospital próprio da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), continua em 2025 com o Projeto CINE SAEI, uma iniciativa que une cultura e acolhimento para os pacientes em tratamento na unidade.
O programa, que nasceu como um piloto em 2024, será realizado mensalmente, sempre na última sexta-feira do mês, no auditório do SAEI/DAM. A primeira sessão do ano acontece no dia 28 de março, às 13h30, com a exibição do filme: O Menino que Descobriu o Vento.
Coordenado pela nutricionista Milena dos Santos Mantovani, pela psicóloga Laís Lopes de Oliveira, pela assistente social Mariel Cristiana Santos e pela terapeuta ocupacional Rejane Marques, o projeto tem como principal objetivo proporcionar aos pacientes momentos de lazer e reflexão, ajudando a quebrar a rotina e promovendo o bem-estar. A iniciativa também fortalece os vínculos entre os pacientes do serviço e a equipe multiprofissional, e cria um ambiente mais acolhedor e humanizado.
Os filmes, documentários e vídeos exibidos são selecionados pela equipe organizadora, sempre priorizando temas que incentivem reflexões sobre o cotidiano, e que fortaleçam a adesão ao tratamento. Além disso, os próprios pacientes e profissionais do SAEI/DAM podem sugerir títulos, que serão avaliados pela equipe técnica para exibição.