Notícia
Região Norte de Botucatu pode ter surto de Dengue, alerta Prefeitura
Publicado em 10 de Fevereiro de 2025 19:54
A Prefeitura de Botucatu, através da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS), divulgou informações alertando sobre o aumento no número de imóveis com larvas do mosquito Aedes aegypti, na região Norte (áreas dos Jardins Itamarati e Planalto, entre outros bairros).
O Aedes é o responsável pela transmissão da Dengue que nos primeiros 38 dias de 2025, deixou 102 pessoas doentes na cidade, conforme dados da VAS no site da Prefeitura, nesta segunda-feira, 10 (dados do dia 07 02 2025).
RISCO DE SURTO - "De acordo com o levantamento feito pelas equipes da Secretaria de Saúde nas últimas semanas, quando foi iniciado o pacote de ações contra a Dengue em Botucatu, o índice de Infestação Predial (IIP) das larvas do Aedes aegypti na região norte é cerca de 4,3% das casas, o que coloca a região com risco de surto da doença.", diz alerta do Municipio.
EM ALERTA - Os principais bairros apontados na amostra são Jardim Itamarati, Jardim Ypê, Vila di Capri e Jardim Planalto.
CONTENÇÃO - Por conta do risco emergencial existente, as equipes da Infraestrutura, da Zeladoria e da Saúde estão aumentando seus focos nesses locais através de ações como raspagem de guias e sarjetas, limpeza de terrenos, vistoria de imóveis e aplicação de larvicida biológico em todos os imóveis.
NÃO PÁRA - Desde o inicio do ano a Secretaria de Zeladoria de Botucatu vem trabalhando na limpeza de terrenos publicos e privados na região Norte, além de limpeza de terrenos com aplicação de multas, conforme informou há cerca de 15 dias, o secretário Márcio Dadá, em entrevista na Rádio Clube FM. Em um final de semana foram retirados 30 caminhões com entulhos.
QUEM AMA CUIDA - A Prefeitura de Botucatu reforça o pedido para que os moradores de todas as regiões da Cidade sigam contribuindo com a limpeza de seus terrenos e evitando o acúmulo de água parada em recipientes que favorecem a proliferação do mosquito, e esclarece que o combate à Dengue é um dever de todos, orienta a nota da Secretaria de Comunicação.
102 CASOS - De 01 de Janeiro até 07 de Fevereiro o municipio teve registrado 102 casos positivos da dengue, 86 autoctone, (16 importados), segundo dados divulgados na ultima sexta-feira, dia 7 de fevereiro.
CENTRO AUMENTOU - A região Central está em terceiro lugar, com 19 doentes registrados. A região Sul tem 18 casos e a Oeste 3.
Apesar do alerta da prefeitura indicar a região Norte com risco de surto, numéricamente a região Leste tem mais casos, somando 32, contra 30 na região Norte.
Em 2024 Botucatu viveu uma 'epidemia' de Dengue, contabilizando 16.434 casos e 12 óbitos pela doença.
CASOS POR REGIÃO
Leste, 32
Norte, 30
Central, 19
Sul, 18
Oeste, 3


(Com Assessoria e site PMB)