A UNESP tem um único curso de graduação em enfermagem, oferecido na Faculdade de Medicina de Botucatu. Desde sua criação, em 1989, formou em seu Curso de Graduação 811 enfermeiros, sendo a excelência desta formação atestada pela colocação relevante de seus egressos no mercado de trabalho. O Curso é caracterizado por baixa taxa de evasão e mantém-se entre os 10 mais concorridos da UNESP há décadas.
Na pós graduação stricto sensu, o Departamento de Enfermagem oferece dois Programas de Pós-graduação em Enfermagem, um na modalidade acadêmica e outro profissional, que juntos formaram 342 mestres e 91 doutores. Merece destaque o fato de seu programa profissional ser nota 5, a máxima permitida para essa modalidade. Seu Curso de Doutorado Profissional é um dos dois em franco desenvolvimento na área de Enfermagem no Brasil. Destaca-se, ainda, o fato de formar mestres a partir do Convênio CAPES/Cofen, tanto na sede, em Botucatu, quanto no Estado do Tocantins, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins.
Quanto à pós-graduação lato sensu, o Departamento de Enfermagem oferece 92 vagas de Residência em Área Profissional da Saúde, nas modalidades uni e multiprofissional.
O Departamento de Enfermagem está entre os mais produtivos da UNESP na tríade ensino, pesquisa e extensão, com maior projeção no quesito ensino. Além disso, em 2024 recebeu 5 Estrelas no ranking do Estadão e foi considerado o sexto melhor do país no Ranking Universitário Folha, destacando-se em primeiro lugar na avaliação do ensino de pós-graduação.
A criação da Faculdade de Enfermagem permitirá a proposição de um Programa de Desenvolvimento Institucional para os próximos anos, cujo foco principal será a Enfermagem, viabilizando, acima de tudo, o desenvolvimento acadêmico da área. Mais do que o reconhecimento institucional da competência, seriedade e maturidade do corpo docente do Departamento de Enfermagem, considera-se que a criação da Faculdade de Enfermagem poderá favorecer a identidade profissional dos enfermeiros.
Por tudo que foi aqui exposto, o Coren-SP vem manifestar seu apoio à criação da Faculdade de Enfermagem da UNESP-Botucatu.
Comunicação / Coren-SP