Weather for the Following Location: Botucatu map, Brazil

Notícia

Pesquisadores do IBB Unesp testam modelo de vigilância do Aedes aegypti

Publicado em 25 de Março de 2025 07:30

Uma pesquisa desenvolvida no Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp – câmpus  Botucatu, pode se tornar uma alternativa eficaz para a vigilância da incidência do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, Zika e chikungunya. O estudo propõe um modelo de monitoramento da presença do vetor, utilizando armadilhas para ovos e mosquitos adultos, permitindo a detecção precoce e facilitando ações de controle mais assertivas.

Coordenado pelo professor Newton Goulart Madeira, docente do Departamento de Biodiversidade e Bioestatística – Parasitologia do IBB, o projeto está sendo realizado ao longo de um ano, abrangendo os prédios do Instituto. A iniciativa busca entender a dinâmica populacional do mosquito em ambiente universitário e avaliar a influência de fatores ambientais na proliferação do vetor. 

Com base nesses dados, os pesquisadores esperam desenvolver um sistema de vigilância eficiente, que poderá ser aplicado em outras localidades para auxiliar no combate às arboviroses.

Uma das metodologias adotadas no estudo é o uso da ovitrampa, uma armadilha composta por um recipiente cilíndrico escuro com água e uma paleta de madeira em seu interior, onde os mosquitos depositam seus ovos. Essa ferramenta tem se mostrado eficiente na identificação precoce da presença do Aedes aegypti e já é amplamente utilizada na vigilância da dengue em países como Hong Kong, Cingapura, Taiwan e Austrália. 

No entanto, uma das limitações desse método é a necessidade de inspeção semanal, já que a presença de ovos na água pode transformar a armadilha em um potencial criadouro do mosquito caso não seja devidamente monitorada. 


 COMENTÁRIOS