Notícia
IBB/Unesp recebe visita de agência de fomento à pesquisa da Nigéria
Publicado em 05 de Fevereiro de 2025 10:05
O Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp recebeu, na última sexta-feira (31/01), a visita de representantes da agência de fomento à pesquisa Tertiary Education Trust Fund (TETFund), da Nigéria.
A comitiva teve como objetivo conhecer as instalações e os projetos desenvolvidos pela bolsista da TETFund, Dra. Chijiokwu Ejime Agbonifoda, que realiza seu pós-doutorado no instituto.
Ejime é professora de Fisiologia Humana na Delta State University, em Abraka, Nigéria, e desenvolve sua pesquisa no Cancer Cachexia Omics Laboratory (CaCaO Lab), do Setor de Fisiologia do IBB, sob a supervisão do professor Robson Carvalho.
Seu estudo utiliza ferramentas de bioinformática para investigar padrões de comunicação celular na diabetes, um tema de grande relevância para a saúde pública na Nigéria.
Representantes da comitiva nigeriana:
Senador Abba Patrick Moro – Líder da minoria e presidente do Comitê de Caráter Federal da 10ª Assembleia do Senado da República Federal da Nigéria
Alhaji Abdumumin Banji Oniyangi – Diretor de Relações Públicas da TETFund
Dra. Aisha Aliyu Shehu – Oficial de mesa da FARA para instituições brasileiras e principal oficial jurídica da TETFund
Yusuf Armayau
A delegação foi recepcionada pelo vice-diretor do IBB/Unesp, professor Willian Fernando Zambuzzi, e acompanhada pelo professor Robson Carvalho, do Departamento de Biologia Funcional e Estrutural.
Durante a visita, o grupo conheceu o Cancer Cachexia Omics Laboratory (CaCaO Lab), no Setor de Fisiologia do IBB, e a Unidade de Pesquisa Experimental (Unipex) da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), acompanhado pela professora Patrícia Pintor dos Reis, assessora da Assessoria de Relações Externas (AREX) da Unesp.
O servidor Fábio Sugano, do Escritório Regional de Apoio à Pesquisa e Internacionalização (ERAPI/IBB), foi responsável por todo o relacionamento institucional e articulação para a visita da delegação.
O professor Willian Fernando Zambuzzi, vice-diretor do IBB, destacou a importância da internacionalização para o instituto:
"Nos últimos anos, tivemos a felicidade de receber diversas delegações internacionais no Instituto de Biociências de Botucatu, um reflexo do nosso compromisso com a internacionalização. Essas parcerias com centros de pesquisa e agências ao redor do mundo não só fortalecem nossa produção científica, mas também criam oportunidades valiosas para nossos pesquisadores e estudantes. Ver projetos sendo construídos a partir desses encontros é gratificante, pois amplia nosso impacto global e reforça o IBB como um espaço de troca de conhecimento e inovação”, destacou.