Notícia
HC de Botucatu suspende temporariamente cirurgia eletivas por superlotação
Publicado em 20 de Março de 2025 07:08
O Hospital das Clínicas de Botucatu (HCFMB), autarquia da Secretaria do Estado da Saúde, suspendeu na terça-feira (19) a realização das cirurgias eletivas como forma de “contingência devido à superlotação” na unidade. Procedimentos cirúrgicos considerados de urgência e emergência, no entanto, não sofreram qualquer tipo de paralisação.
Segundo nota oficial emitida pela superintendência do hospital, a decisão foi tomada para “garantir a segurança dos pacientes e pela adequação da capacidade hospitalar”, informou o site Noticias Botucatu.
Na oportunidade, nove pacientes estavam programados para internação para que os procedimentos fossem realizados nesta quarta-feira (19). Desse total, seis foram reagendadas e três pacientes não compareceram à unidade.
Conforme o hospital, equipe de gestão para as cirurgias está programando novas datas e já entrou em contato com os pacientes agendados para informar sobre as novas datas dos procedimentos. “Pedimos desculpas pelo desconforto gerado e reiteramos nosso compromisso em prestar um atendimento eficiente e de qualidade aos nossos pacientes”, finaliza a nota emitida pelo HCFMB.
No entanto, não informa se novas suspensões serão adotadas nos próximos dias agendados. Diariamente, o HCFMB efetua média de 30 cirurgias entre emergências, urgências e de pacientes já internados e que aguardam cirurgias eletivas.
Segundo dados fornecidos pelo DataSus, o HCFMB realizou 11.184 cirurgias hospitalares e 4.961 cirurgias ambulatoriais em 2024. Atualmente a unidade, que atende a mais de 60 municípios do Polo Cuesta e do Vale do Jurumirim, possui 664 leitos.
(Do site Noticias Botucatu)