Sign In

x
#

Saúde restringe dosagem de medicamento para diabetes

A Secretaria de Saúde de Botucatu comunica que pacientes portadores de Diabetes Mellitus poderão agora retirar nos postos do Município, no máximo, 60 comprimidos/mês de Vildagliptina (Galvus®) 50mg. A orientação foi dada pelo laboratório que produz o remédio e a decisão acatada pela Comissão de Avaliação de Medicamentos da Secretaria Municipal de Saúde. A determinação foi expedida através de informe técnico a todas unidades de saúde e é válida desde 1º de setembro.
 
O principal argumento para a restrição de distribuição deste medicamento é que o uso abusivo dele pode ocasionar doenças renais, hepáticas, pancreáticas ou mesmo neurológicas. Caso julguem necessário prescrever uma dose superior a 60 comprimidos/mês, os médicos da Rede de Atenção Básica deverão abrir um Processo Interno de Medicamentos junto à Comissão Técnica de Dispensação de Medicamentos Não Padronizados.
 
“Importante esclarecer que não estamos retirando a Vildagliptinada (Galvus®) da lista de medicamentos, mas apenas restringindo seu uso de forma racional, pensando justamente na qualidade de vida de nossos pacientes com diabetes”, argumenta a secretária municipal de Saúde, Valéria Maria Lopes Manduca Ferreira.
 

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em Botucatu, pouco mais de 1.200 pacientes fazem uso contínuo deste tipo de medicamento. A Diabetes Mellitus é uma doença crônica, caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Seu controle e tratamento, além do uso de medicamentos, envolve a mudança de estilo de vida dos pacientes portadores dessa patologia, envolvendo dieta e atividade física.
Repórter 103 06/09/2016 08:38 - Compartilhe no Facebook